É notável que o mercado jurídico está cada vez mais competitivo, com isso os profissionais que administram um escritório de advocacia buscam garantir que ele cresça e se consolide no mercado.
Para isso acontecer é necessário ter um bom planejamento que auxilie a tomar as melhores decisões com o intuito de aumentar a lucratividade dos advogados associados nos escritórios de advocacia, porque é ela que irá dizer se os resultados dos serviços prestados estão atendendo os gastos e se há lucro.
Trazemos nesse post maneiras de aumentar o lucro do seu escritório de advocacia de maneira fácil e confiável. Confira!
Marketing Jurídico
A nossa primeira dica é apostar no marketing jurídico, pois é uma boa maneira de alavancar os lucros do seu escritório de advocacia. Seus futuros clientes precisam conhecer você e o seu escritório e para isso você precisa ser visto pelo mercado.
Crie sua marca! A marca será sua identificação e será associada ao seu escritório, por isso precisa ser algo que facilmente irá te identificar. Por exemplo, quando você pensa em um símbolo de uma maçã mordida. O que te lembra? Se isso te remete a alguma marca, é porque ela possui uma identidade visual bem-sucedida.
Faça o mesmo para você! Daí é só padronizar, desde o papel timbrado com o nome e sua logomarca à decoração do escritório.
Use e abuse dos ambientes virtuais! Crie um site e blog, ou tenha um perfil no Instagram, Facebook, Twitter e LInkedin. Essas plataformas poderão ser vistas como uma extensão do seu escritório de advocacia e é onde seus futuros clientes poderão conhecer sua formação, suas especialidades e seu contato (endereço/número de telefone) e seus serviços jurídicos. Por isso é importante manter os dados sempre atualizados.
Saiba a hora de reduzir custos
A redução de custos é algo que precisa ser pensado e discutido pelo escritório, para que você não cometa o erro de cortar algo que fará falta futuramente.
A organização dos gatos em categorias, pastas e planilhas é algo que irá te ajudar – como, por exemplo, salários, aluguel, limpeza, suprimentos. Com isso, você conseguirá ver com mais clareza onde é possível fazer uma redução e, inclusive, poderá acompanhar mês a mês a evolução dessas despesas. Logo, mantenha os dados sempre atualizados.
É importante lembrar que todas as despesas processuais nem sempre são de responsabilidade do advogado ou do seu escritório de advocacia, e sim, do cliente. Por isso, veja quais foram os valores de honorários combinados entre as partes, porque pode ser que você esteja atribuindo como despesa valores que estão sendo pagos pelo cliente como locomoção, hospedagem, alimentação, fotocópias, entre outras que estão vinculadas indiretamente às despesas do processo.
Após realizar essa análise, você saberá onde reduzir. Por exemplo, percebeu que a conta de luz está chegando acima do orçamento previsto? Converse com seus colegas de escritório sobre a importância da economia não só para a empresa.
Amplie suas áreas de atuação
Talvez seja hora de expandir as áreas de atuação do seu escritório! Mas como fazer isso? Você pode: tornar-se especialista em outra área ou pode criar uma equipe multidisciplinar.
Isso mesmo, você pode contratar um advogado de apoio que irá te auxiliar no atendimento das necessidades de diferentes clientes. Para isso, um advogado ou advogada correspondente é ideal, uma vez que se trata de um profissional capacitado e especialista em fornecer apoio logístico e suporte à causa. Isso sem contar que você não precisará investir em espaço, ou seja, conseguirá aumentar a sua lucratividade e a sua cartela de clientes ira crescer consideravelmente.
Invista em consultoria e assessoria jurídica
Outra maneira de aumentar a lucratividade do seu escritório de advocacia é com a prestação de consultoria e assessoria jurídica.
A consultoria é um serviço de apoio e age de forma preventiva para empresas. Isso quer dizer que consiste em desenvolver planejamentos, relatórios e prestar opiniões especializadas de como agir frente a algumas situações, justamente para evitar o litígio. Esses serviços podem ser prestados para diferentes áreas, como: Trabalhista, tributário, familiar, entre outros.