Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias de publicidade aplicadas em canais on-line, ou seja, é uma forma de divulgar uma marca, produtos e serviços na internet.
O Marketing online voltado para a área Jurídica, por sua vez, pode-se pensar na aplicação de estratégias de marketing para a divulgação dos serviços de advogados e escritórios de advocacia, respeitando os limites do código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O marketing digital é uma técnica que possui diversas vertentes, por isso algumas estratégias podem ser obtidas, como o marketing de conteúdo, para alavancar o seu escritório, como o WhatsApp business e o e-mail marketing, sendo muito usadas por advogados e escritórios de advocacia pelo país para oferta de assessoria jurídica.
Com a aplicação dessas estratégias o marketing digital consegue oferecer ao público-alvo desses profissionais dados necessários e importantes sobre assuntos que são do interesse dele, que podem ser: consultoria em processos trabalhista, assessoria jurídica e até mesmo consultoria em situações específicas.
Marketing digital x OAB
Entrou em vigor em 1º de setembro de 2016 um novo código das Diretrizes do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.
Esse novo código contempla alguns meios digitais como uma maneira de fazer conteúdos informativos, desde que eles respeitem algumas regras. Entre as principais possibilidades estão:
- E-mail Marketing;
- WhatsApp Business;
- Marketing Digital;
- Facebook;
- Entre outros.
Redes sociais
A divulgação eficiente na rede é fundamental para um marketing digital eficaz. Assim como a utilização de blog, as redes sociais também são um canal eficiente para divulgar conteúdo informativo.
A grande diferença entre as redes sociais e o blog, no entanto, diz respeito à visibilidade e ao público. Através de um blog é possível criar mecanismos que tornam o seu conteúdo mais atrativo para os buscadores, como a utilização de boas práticas de SEO. Isso faz com que o seu escritório apareça nas primeiras posições e, consequentemente, conquiste mais visibilidade na rede.
Nas redes sociais, o objetivo é conseguir o chamado tráfego orgânico, que é mais difícil e, em geral, é necessário investir em campanhas para conseguir ter algum sucesso.
Obviamente, as redes sociais são canais que não devem ser deixados de lado em estratégias de marketing digital, no entanto, em termos estratégicos, elas devem ser combinadas com canais mais sólidos, como um site ou um blog.
Como utilizar o SEO a favor do seu escritório no marketing digital
O segredo para fazer marketing digital sem ferir o Código de Ética pode estar no SEO. O Search Engine Optimization (SEO), nada mais é que um conjunto de estratégias de otimização para melhorar o desempenho da sua página em mecanismos de busca, fazendo com que seu texto apareça nas primeiras páginas dos sites de busca.
O Código de Ética da OAB proíbe o marketing jurídico, pois segundo a órgão é configurado mercantilização da profissão ou captação de clientes, isso quer dizer que a advocacia não é um produto a ser ofertado em outdoors, propagandas típicas, visando uma conquista agressiva de clientes.
Contudo, ele permite a publicação de textos informativos, desde que não promova a captação de clientes, aborde tema que comprometa a dignidade da profissão e da OAB, responda com habitualidade a consulta sobre matéria jurídica ou que induza o leitor a litigar.